O QUE É HOME STAGING DO IMÓVEL?
Resumidamente, o conceito de home staging consiste na preparação do imóvel para que possa ser vendido com mais rapidez, potencializando pontos fortes, melhorando o visual, criando novos atrativos e tornando-o mais vendável.
O home staging está pautado sobre três pilares: estratégias de marketing, design de interiores e boas noções a respeito do mercado imobiliário.
Ainda não sendo amplamente reconhecido e utilizado no Brasil, o atual cenário econômico do país fez com que muitas pessoas despertassem para o uso dessa técnica quando a questão é: como vender um imóvel mais rápido?
Há estatísticas que comprovam que imóveis que passam pelo home staging levam até 80% menos tempo para serem vendidos.
Como funciona o Home Staging?
Quando se coloca um imóvel à venda, é preciso pensar no comprador, colocando-se no lugar dele. Portanto, imagine você que um potencial comprador vai fazer uma visita para conhecer o imóvel: ele se interessará se o imóvel estiver com desgastes aparentes, com bagunçado e sujo? Bom, talvez sim, mas provavelmente vai querer reduzir o valor de compra do imóvel.
Assim, é importante trabalhar para causar impactos positivos no cliente, visando uma ligação emocional e aquela sensação de que seria bom se aquele lugar pertencesse a ele.
Nesse sentido, os cuidados devem começar com o anúncio do imóvel, que deve ter uma descrição envolvente e fotos profissionais. A preparação do imóvel deve envolver desde reparos de elétrica e hidráulica até a decoração.
Assim, o home staging (que, em tradução literal, significa “encenação de casa”) consiste num conjunto de técnicas que atuam na transformação do imóvel, acrescentando detalhes e aproveitando da melhor maneira possível aquilo que ele tem de mais positivo com o objetivo de atingir e conquistar o cliente final.
Resumidamente, é possível fazer melhorias e preparar os imóveis para venda, sem ter que desembolsar valores exorbitantes, o valor investido pode ser recuperado facilmente, quando o imóvel for vendido por um preço mais alto.
Como aplicar o home staging
Tudo começa com a visita de um consultor à casa que está à venda. O profissional conversa com o proprietário para conhecer a decoração e ver como os objetos pessoais, a mobília, a pintura etc. conversam com a arquitetura do local.
É importante criar uma mudança no modo como o dono observa a casa, promovendo no local uma distância emocional com a decoração, e calibrando essa observação para algo mais próximo da impressão de quem deseja comprar o imóvel. Agora que você entendeu o conceito, vamos a alguns exemplos.
Limpe e corrija falhas
Pequenas manchas e rachaduras precisam ser consertadas. Faça uma manutenção nos cômodos, limpando-os e reparando pequenos problemas estéticos.
Normalmente, esses detalhes são ignorados por quem vende, pois acredita-se que o comprador não vai percebê-los. Além disso, existe a resistência em gastar dinheiro com um imóvel que será vendido. No entanto, o cliente vai fazer uma comparação de todos os imóveis visitados e, por isso, cada detalhe importa muito.
Organize os espaços
Como já dito, home staging não é decoração. O objetivo da técnica é vender, lembra-se? Por isso, é importante que o profissional imobiliário saiba aproveitar os espaços da casa para cumprir essa tarefa.
Ambientes mal utilizados podem dar a ideia de que a casa não foi bem planejada, que tem uma arquitetura obsoleta ou que não será capaz de acolher os móveis do visitante.
Venda a casa, e não a decoração
Retire itens decorativos que sejam muito pessoais, ainda que façam parte de um conceito conhecido por todos. Ao comprador, não interessa se os donos têm bom gosto, e sim, se será possível adaptar o imóvel às próprias expectativas.
Além disso, caso o visitante não goste da decoração, ele transferirá essa rejeição para o imóvel. Por isso, faça escolhas mais básicas, que agradem desde o jovem casal recém-casado à idosa que decidiu se mudar.
Escolha com cuidado as cores
A pintura do imóvel é parte essencial na hora de fazer uma venda. Isso porque as cores conseguem mudar radicalmente a aparência do local, alterando a percepção de luminosidade e de espaço. Por isso, consultores de home staging sugerem o uso de tons neutros e claros, pois eles são clássicos, atemporais e ampliam o ambiente.
Outra dica é usar tons diferentes em alguns cômodos ou paredes. Isso permite ao comprador entender como as cores se comportam no imóvel e ajuda a despertar a imaginação. Além disso, esse tema é um excelente gancho para conversar com o cliente, fazendo com que ele já se sinta dono da propriedade.
Crie espaços estratégicos
No home staging, alguns espaços são chamados de “vignette”. Por exemplo: parte da sala pode ser pensada para criar um cantinho de leitura. Para conseguir esse efeito, a mobília e as cores das paredes e dos móveis devem ficar em harmonia para oferecer calma ao ambiente.
Isso é importante porque o comprador precisa sentir que se sentar e relaxar naquele imóvel é possível. Mas é importante que o visitante perceba isso de forma natural, sem que o corretor precise sugerir uma interpretação.
Essa ideia pode ser usada de várias formas. Pode-se criar um ambiente estimulante em uma sala de jogos, aconchegante e romântico no quarto etc.
Modernize algumas peças
Alguns objetos são verdadeiras máquinas do tempo, não é verdade? Por isso, a substituição de lustres, móveis, torneiras e pias pode ser necessária. O que ocorre é que algumas antiguidades podem evidenciar a idade do imóvel de forma negativa, fazendo com que ele ganhe características que afastem o comprador.
Um lustre muito antigo, por exemplo, pode dar a entender que as instalações elétricas são muito velhas. Isso deixa o comprador inseguro, pois pode ligar esse detalhe à necessidade de fazer uma reforma em breve. Mas essas substituições não se tratam de uma regra. O ideal é que cada peça seja analisada individualmente.
Higienize os espaços
A higienização dos ambientes do imóvel é um indicativo de cuidado e, quando avistada, inspira conforto e elegância. Ao se valer do home staging, é necessário investir tempo e dinheiro na limpeza e organização, pois resultará em um bom aspecto visual, impulsionando contratações, rendas e resultados. É um dos aspectos mais estratégicos desse método.
Tire fotos de qualidade
No momento do registro das imagens do imóvel, o ideal é que as fotos sejam tiradas de maneira profissional, com qualidade, assegurando que a apresentação do produto se dê da maneira mais atraente, decorada e transparente possível. Isso dá segurança na relação de contratação, cativando o seu cliente a retornar quando for conveniente.
Evite tendências que são passageiras
Não se recomenda mostrar a sua casa aos clientes usando a técnica de home staging se valendo de estratégias que estão na moda, mas que logo vão passar. Isso pode comprometer a originalidade e a consistência na apresentação do produto. Investir na identidade, priorizando a estabilidade, é outro aspecto que também traz segurança.
Acerte na iluminação
Por último, uma iluminação ruim prejudicará o registro de boas imagens, o que influencia a apresentação e aspecto do produto, com resultado direto nas vendas. Sem uma visão clara de como é o ambiente residencial, a oferta não é transparente e pode não ser atrativa, também.